Semiformação e Racionalidade Instrumental na Educação Contemporânea no Brasil
Me chamo Gianne, sou mestranda em Gestão e Práticas Educacionais e atuo como professora na educação básica. Através dos estudos da teoria crítica e da dialética negativa, passei a observar profundamente as práticas educacionais in loco. Adorno se tornou uma figura central em minha formação, fornecendo insights essenciais sobre as complexidades da sociedade e como estas se refletem no contexto educacional. Essa abordagem crítica tem sido fundamental para minha emancipação intelectual, incentivando-me a questionar e a pensar dialeticamente os avanços e retrocessos da vida.
Pensar dialeticamente a formação, como propõe Adorno, é considerar suas vias contraditórias, ou seja, vê-la como uma formação pela metade, que termina sendo falsa, daí argumentar que, na sociedade capitalista, vive-se uma semiformação – “semi” como incompleto, que se converte em uma pseudoformação – “pseudo” como falso.
Em nossa realidade, nem mesmo a elite contemporânea consegue se emancipar dessa pseudoformação, apesar das mensalidades caríssimas de algumas instituições educacionais, onde seus filhos são educados e preparados para o totalitarismo capitalista.
No sistema público de educação, já é sabido que a pseudoformação também prevalece, não emancipando intelectualmente os indivíduos. Enquanto a educação da elite visa a manutenção do controle social, a educação pública muitas vezes parece estagnada em suas práticas, revelando uma má consciência, impeditiva da emancipação que propõe em políticas e documentos, perpetuando a dominação social.
Em ambos os casos, a indústria cultural, por meio da semiformação intelectual, mantém a subjetividade aprisionada e cada vez mais alienada, por meio da racionalidade instrumental, que prioriza a objetificação e a transformação das relações sociais em meros instrumentos de manutenção do status quo, colocando à margem valores éticos, estéticos e reflexivos, que possibilitariam a emancipação da consciência e a autonomia.
REFERÊNCIAS
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. Educação e Sociedade, ano 17, nº56. 1996.
ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural. Traduzido por Vinicius Marques Pastorelli. – São Paulo: Unesp, 2020.
__________________. Teoria da semiformação. In: PUCCI, Bruno; ZUIN, Antônio Álvaro Soares; LASTÓRIA, Luiz (Org.). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.
__________________. Educação e emancipação. 6º edição revista. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2023. 208 p.
________________. Estudos sobre a personalidade autoritária. Traduzido por Virginia Helena Ferreira da Costa, Francisco Lopes Toledo Correa, Carlos Henrique Pissardo. São Paulo. Editora Unesp, 2019.