Educação e gestão da segurança contra incêndio: estudo de caso dos ambientes audiovisuais de uma Instituição Federal de ensino
Autor: Marco Aurélio Araujo dos Santos
Orientadora: Profª DRª Rosemary Roggero
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho no ano de 2018
Resumo
Todos os anos são registrados diversos casos de incêndios em edificações públicas no Brasil, muitas destas ocorrências são registradas em instituições de ensino públicas, causando diversos acidentes, mortes e danos materiais. Este trabalho tem como tema a Educação e a Gestão da Segurança Contra Incêndio, foi realizado em uma instituição federal de ensino e apresenta como problema a questão da conscientização da comunidade do campus para a implantação de uma cultura de segurança, que possa gerir de forma eficiente a segurança contra incêndio, partindo da hipótese de que é possível um plano de gestão que considere um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e incentive a conscientização da comunidade, por meio de medidas educativas e culturais, visando a prevenção com base nas informações apresentadas na legislação vigente. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver o processo de conscientização e de implementação de um sistema de segurança contra incêndios no campus, baseado na implantação da cultura de segurança e na legislação vigente, os objetivos específicos são: identificar e descrever as principais falhas do sistema de segurança contra incêndio na instituição desta pesquisa, analisar como tais falhas interferem na gestão do sistema contra incêndios do campus e apontar interferências necessárias da administração sobre a conscientização e a gestão do sistema de segurança contra incêndio. Na pesquisa foram avaliados, como amostragem, os ambientes audiovisuais e seus acessos, os sujeitos da pesquisa foram servidores da instituição e alunos. A metodologia adotada neste trabalho foi uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando o método de um estudo de caso, realizado na instituição, por meio de coleta de dados, combinando o uso de técnicas de observação participante e entrevistas pessoais, nas quais os instrumentos de coleta foram os roteiros de entrevistas e o grupo focal, que serviram à análise dos resultados. O referencial teórico crítico é a Teoria Crítica, por meio dos autores Horkheimer e Adorno para o embasamento teórico dos conceitos de cultura e conscientização. Finalizando, a investigação recomendou uma proposta de intervenção na Segurança Contra Incêndio do campus.
Palavras chave:
educação
segurança contra incêndio
instituições públicas de ensino
cultura de segurança