A construção da identidade profissional do pedagogo
Autora: Aline Sarmento Coura Rocha
Orientadora: Profª DRª Rosemary Roggero
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho no ano de 2014
Resumo
Esta pesquisa aborda, como objeto de estudo, a construção da identidade profissional do pedagogo. O problema da investigação é saber qual a relevância do curso de Pedagogia para a construção da identidade profissional do pedagogo e como as diretrizes curriculares do curso em vigor contribuem para a formação do futuro profissional. Partiu da hipótese de que o curso de Pedagogia é proposto de forma generalista e fragmentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e o resultado pode ser um profissional sem identidade definida e formação fragilizada, com repercussões em sua atuação profissional. Na busca por compreender como se constitui a identidade profissional do pedagogo em processo de formação, a pesquisa se propôs realizar um levantamento da produção acadêmica sobre a formação do pedagogo; identificar as polêmicas ou contradições que cercam a discussão sobre esta formação; identificar as concepções de formação e de profissionalização dos pedagogos na proposta curricular do curso e investigar como o curso de Pedagogia contribui para a construção da identidade profissional. A metodologia incluiu pesquisa documental e bibliográfica somada a um estudo de caso e à história de vida temática de estudantes do último ano do curso de Pedagogia de uma instituição privada do estado de São Paulo. A Teoria Crítica da escola de Frankfurt foi o principal referencial teórico. Na discussão dos resultados obtidos na pesquisa, observamos que os alunos percebem a ênfase na formação para a docência e, mesmo assim, ressaltam a falta de elementos que contribuam para uma melhor articulação entre teoria e práxis. A pesquisa também revela que há contradições a serem superadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Finalmente, é possível afirmar que há fragilidade no que diz respeito à constituição da identidade profissional do pedagogo, principalmente pelo fato de as instituições de ensino superior tentarem implementar o que consta nas DCNs, pautadas em competências e habilidades generalistas, como eixos identitários de um perfil profissional que aponta para uma fragilidade na formação inicial, com consequências para a atuação profissional.
Palavras chave:
identidade do pedagogo
teoria crítica
história de vida