Uma escola administrada para todos: política pública de ampliação da educação básica no Brasil nas últimas quatro décadas

Autora: Vania Marques Cardoso

Orientadora: Profª DRª Rosemary Roggero

Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho no ano de 2019



Resumo

A presente tese, pautada na Teoria Crítica, especialmente a de T. W. Adorno, tem por objeto a política de ampliação da Educação Básica no Brasil ao longo das últimas quatro décadas, discutindo, fundamentalmente, como essa política impulsionou, no período, uma escola cada vez mais administrada. Desvendar a essência social dessa ampliação foi o objetivo central, que se desdobrou em relacionar suas contradições; capturar suas consequências sobre a organização escolar, o conhecimento e o pensamento na escola e o trabalho docente, aqui entendido no sentido amplo, não circunscrito ao do professor; e verificar como essas consequências se projetam na docência. Como resposta provisória, o projeto se apoiou na hipótese de que, no contexto de uma sociedade cada vez mais administrada, a ampliação da Educação Básica estimulou uma escola também administrada, que responde à lógica econômica determinante de interesses públicos e privados e perpetua a pseudoformação. A metodologia utilizada se apropriou dos encontros possíveis entre a teoria crítica e a hermenêutica, notadamente a de Gadamer, para interpretar uma opção de levantamento bibliográfico diferenciada, que, em vez de se voltar para teses, dissertações e artigos com o mesmo tema, capturou visões relevantes em pesquisas sobre políticas específicas no universo da Educação Básica que abordam limites e possibilidades dos currículos, do tempo escolar, das políticas de controle e da avaliação, entre outros temas, e em oito entrevistas abertas com docentes em diferentes funções no sistema educacional que vivenciaram pelo menos uma das décadas em estudo na Educação Básica. Recorreu-se, além disso, a alguma análise documental para estabelecer relações entre as diretivas dos organismos internacionais e os documentos centrais de política educacional nas diferentes décadas, o que permitiu identificar resultados que confirmam o caráter administrado da Educação Básica em consequência da política de ampliação para todos sob a orientação de uma lógica instrumental.

Palavras chave:

sociedade administrada
escola administrada
docência administrada
política da ampliação da educação básica no Brasil
teoria crítica


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