Inclusão social na educação superior: uma análise das políticas do período 2003-2014
Autora: Aline Sarmento Coura Rocha
Orientadora: Profª DRª Rosemary Roggero
Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho no ano de 2018
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise das políticas de inclusão social na educação superior no período de 2003-2014. A pesquisa teve como objetivo compreender como se desenvolveu o processo de inclusão social na educação superior no período em análise. Como percurso metodológico foi utilizada a pesquisa do tipo estado do conhecimento, associada às técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Dos resultados pode-se destacar que as políticas educacionais de inclusão ampliaram o acesso dos indivíduos de setores tradicionalmente excluídos da educação superior e proporcionaram acesso inclusivo de modo significativo, porém pautado na meritocracia. O estudo realizado confirmou a tese de que a inclusão social na educação superior no período de 2003-2014 foi limitada e seletiva. O sistema educacional brasileiro ainda conserva os mecanismos que perpetuam a desigualdade de oportunidades, dando continuidade à sua função de conservação, ignorando as diferenças e transmite um saber que apenas parte de sua clientela tem condições de aproveitar. Os dados coletados permitem repensar as políticas e programas de inclusão social para aprimorá-los e potencializar os avanços sociais.
Palavras chave:
inclusão social
políticas de educação superior
teoria crítica