Arquitetura escolar: o espaço em questão
Autor: Carlos de Lima Dantas
Orientadora: Profª DRª Rosemary Roggero
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho no ano de 2020
Resumo
O trabalho propõe investigar as interfaces do projeto arquitetônico escolar, debruçando-se sobre o universo da primeira instituição de ensino secundário do estado de São Paulo: Escola Estadual São Paulo, caracterizando os elementos sociais, históricos, políticos e culturais, que formam e transformam os tempos e espaços educativos, por meio do estudo das relações entre os componentes que interseccionam a educação e a arquitetura. Com base em pesquisa bibliográfica e também empírica, desenvolvida por meio de análise documental, observação participativa na instituição e de grupo focal junto ao alunado, o estudo objetiva entender as relações que se constituem no espaço, e como essa configuração espacial interfere no processo educacional que ali se desenvolve, à luz da teoria crítica da sociedade. A pesquisa visa oferecer subsídios que permitam o desenvolvimento de estratégias formais, para que a instituição torne o espaço mais propício à apropriação, propiciando aos seus atores a sensação de pertencimento que favoreça a aprendizagem.
Palavras chave:
Arquitetura
escola integral
ensino médio
espaço
teoria crítica da sociedade