Ensino médio: realidade e expectativas juvenis
Autora: Gislaine de Medeiros Baciano
Orientadora: Profª DRª Rosemary Roggero
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho no ano de 2011
Resumo
Este trabalho discute a formação da juventude na sociedade contemporânea no âmbito da educação escolar de nível médio. Busca-se compreender a realidade do Ensino Médio público paulistano e as expectativas juvenis em relação à escola visando identificar as dificuldades que ocorrem no processo de escolarização dos jovens. São analisados documentos oficiais, estatísticas, estudos anteriores e as próprias percepções dos estudantes de uma escola estadual de Ensino Médio. Com base no conceito de formação proposto por Adorno (1995), concluímos que a formação da juventude contemporânea vem sendo socioculturalmente estreitada, condicionada a espaços e circunstâncias limitantes. E também que os jovens consideram a formação promovida atualmente pela escola como inadequada e sem sentido e em tal conjuntura desenvolvem estratégias de adaptação e autopreservação.
Palavras chave:
Políticas em Educação
Formação. Jovens
Ensino Médio
História Oral